sábado, 7 de setembro de 2013

Compras Recomendadas - Vendendo!

Olá leitores!
Hoje é dia de Compras Recomendadas com post especial.
Não temos hoje uma indicação de loja.
E sim um tutorial básico sobre vendas, vamos conferir? :)


O post hoje completa o primeiro sobre calotes, mas hoje vou apresentar um pouquinho do outro lado da moeda, os vendedores.

Ano passado resolvi vender parte dos meus cosplays pois tava ocupando um espaço gigante lá no ateliê (O Ale deixou eu usar uma das peças do quarto dele pra fazermos um ateliê pra confecção dos cosplays :D), e além de terem vários que eu não usava mais, e vender seria bom para eu ter dinheiro para próximos.

Assim conheci vários grupos de vendas de cosplay do Facebook, como o Cosplay Sales, o Venda de Cosplays 2.0, entre outros.
Só colocar na pesquisa do próprio Facebook que se acham vários.

E aí coloquei minhas coisinhas para venda.

Peruca sendo vendida pelo Ali Express - Link
Assim como existem vendedores caloteiros, também existem compradores caloteiros, então resolvi montar um pequeno guia de como não cair nessas furadas ao vender seus cosplays antigos, não tenho experiência com uma loja mesmo de cosplay, mas como vendedora “pessoa física” tenho como dar algumas dicas:

Let’s go vender cosplays então:

1-            Comece decidindo o que você vai querer vender e tire fotos do objeto, fotos do que você realmente está vendendo ajuda, evite usar as fotos do lugar onde você comprou.
2-            Anuncie seu produto, abaixo seguem alguns grupos do Facebook que são somente para vendas cosplay:

Comentário pessoal: Quando fui vendar as minhas coisas, muitas delas vendi em grupos de estados específicos, muitas das vendas fiz no SOS Cosplay Manaus por exemplo :) Pois as vezes o que no teu estado é super fácil de achar em outro pode ser difícil e vice-versa, e sem contar que conhecer pessoas de outros lugares do Brasil é bem legal.

3-            Boa parte dos grupos tem regras de como anunciar LEIA!, pois isso diminui o risco de estresses, mas o padrão dos grupinhos costuma ser assim:
[VENDA]
Vendo (nome do produto) por (valor) + frete
(descrição do produto)

(indique se você aceita trocas e os tipos de pagamento)

4-            Ao fazer sua descrição do produto tenha em mente as seguintes coisas:

Perucas: descreva a cor da peruca, comprimento, se é resistente ao calor e o tipo de fio e se é usada.

Lentes: descreva a cor, diâmetro da lente, grau (se tiver) e se vem com case grátis. Nota: JAMAIS VENDA LENTES USADAS. (Num tutorial próximo vou explicar melhor sobre isso).
Cosplay do Site HelloCosplay

Cosplays (roupas): Descreva a roupa colocando medidas, se é usada, de qual personagem ela é, e quais itens que são inclusos na venda dela.

E isso é o básico para “os mais vendidos” nos grupos e não esqueça: Caso o seu cosplay, ou o que você estiver vendendo, tiver qualquer peculiaridade, como um defeito por exemplo, você tem a obrigação de descrever para o comprador. Comprar algo e receber outro não é nada ético, é muito melhor tu saber o que o produto tem e aí se surpreender que o defeito não era tão terrível assim a receber algo sem saber que ele tinha problemas.

5-            Frete: Essa parte todo mundo se embanana (banana :D) no começo, como fazer?
Acesse o site dos correios na parte de calculo de frete (Clique aqui)

·       Na parte de simulador de preço e prazo de entrega clique em “encomenda nacional”, você será redirecionado para outra página.

·       Escolha o serviço: PAC (Tipo mais barato de encomenda) ou SEDEX, os outros tipos não costumo usar XD

·       Coloque seu cep na origem e no cep de destino o da pessoa que deseja fazer a compra.

·       Peso estimado: Lentes e perucas escolha a opção até 0,300 Kg ou até 1 Kg. (Não costuma dar grande diferença). Para cosplays varia de 1 Kg a 3 Kg , 2 Kg da pra fazer um bom calculo de estimativa.

·       Formato: (essa opção só aparece após você selecionar o serviço) Escolha Caixa/Pacote

·       Dimensões: Dica: coloque as dimensões das caixas abaixo na opção Embalagem.
« Caixa encomenda “B” : Serve bem para lentes e perucas curtas. (De acordo com a Nanashi cabe quase nada dentro. xD Obrigada pela contribuição amora :*)
« Caixa encomenda 1: Serve para todos os tipos de peruca e cosplays com pouco volume.
« Caixa encomenda 2: Cosplays de grande volume.
« Caixa encomenda 3: Cosplays com muitos acessórios.
Se você selecionar umas das caixas aparece o preço da caixinha também no cálculo final.
O que dá pra fazer também é visitar os correios e ver essas caixas ao vivo xD 

·       A parte de serviços opcionais não precisa ser preenchida.

O próprio site atualiza a página lhe dando o preço da encomenda e quantos dias demora, se quiser baratear o frete use uma caixa que você tem em casa, as caixinhas do correio custam a partir de 3,00 se não me engano.

Esse serviço é aproximado, mas costuma dar pouca diferença. É de bom grado passar um preço de frete e caso de a mais arcar com o mais, se der menos há duas opções: Devolver o “a mais” ou deixar quieto, acho a primeira opção melhor e que conquista os clientes :)

6-            Pagamento: A opção de depósito em conta é mais “fácil”, mas não a mais segura. Há outras opções como mercado pagou ou paypal. Mas a vantagem para os vendedores é que o produto costuma ser enviado somente após o pagamento.
Passe seus dados do banco para a pessoa. Conta, agencia, se é conta corrente ou poupança e o seu nome (nome do favorecido). Para transferência entre bancos a pessoa vai lhe pedir o CPF, passar essa informação costuma dar segurança a outra parte.

7-            Espere que o dinheiro caia na sua conta para fazer a entrega, entre a parte de receber o dinheiro e enviar mantenha o cliente informado, se você esta esperando cair o dinheiro, que dia você vai fazer o envio, e principalmente se você tiver QUALQUER problema, se o dinheiro não cair, se você não conseguiu chegar no correio. Quando dinheiro estiver em jogo, ser honesto e “não sumir” é essencial.

Lentes do Site Hellsing-CO
8-            Você recebeu o pagamento e postou a encomenda, na nota que te entregam nos correios tem o número de rastreio, passe esse para o cliente e peça que ele lhe comente quando a encomenda chegar se esta tudo ok.

9-            Assim que a encomenda chegar peça que seu cliente lhe dê um feedback positivo nas comunidades de vendas para que as pessoas continuam comprando de você, é extremamente importante as opiniões positivas para vendedores.

E é isso aí! Essas são as minhas dicas para vendas de cosplay, se alguém tiver algo que queira acrescentar só escrever nos comentários abaixo.
Segunda-feira nosso próximo encontro é no CosTutorial :)

Kissus,

Pam

Nenhum comentário :

Postar um comentário