quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Post's Rápidos - Polêmicas a cerca do "Heros of Cosplay"

Olá leitores!
 

















No Post's Rápidos de hoje vou continuar falando de Heroes of Cosplay. 
Quem perdeu o primeiro post pode lê-lo clicando aqui.
Mas agora falando de polêmicas a cerca do seriado, incluindo uma notícia muito chata que anda circundando a internet.

  
Essa semana tive a oportunidade de acompanhar os quatro primeiros episódios e levantar algumas questões a respeito.

Primeiro falemos da notícia, ao introduzir cada cosplayer nos episódios são utilizadas fotos dos mesmos, assim como no site e em banner de divulgação, mas essas fotos não foram tiradas pela equipe da  NBC/Syfy e sim por fotografos. Uma boa parte deles assinou contratos de uso das imagens, sem ganhar um tostão com isso e outros sequer foram contatados, infrigindo leis de direitos autorais dos Estados Unidos.

Como sabem não sou fotógrafa, dou uns cliques com a minha cybershot rosa, mas não passa disso. Então se eu disser alguma bobagem, relevem, estou só repassando os fatos.

De acordo com o blog da BGZ Studios (Link), o fotografo Bryan Humphrey  teve várias de suas fotos usadas sem permissão na divulgação e no próprio reality.
Na minha rápida pesquisa pela internet, possivelmente há outros fotografos também prejudicados, mas o caso do Bryan foi um que explicaram bem, então vou me deter a essa fonte.

Aparentemente, a NBC/Syfy contratou uma empresa terceirizada para cuidar dessa parte de copyright, fazendo diversos fotografos assinarem termos de uso das imagens, sem qualquer lucro aos fotografos. E casos como o de Bryan, que ele sequer foi contatado.

Um dos argumentos da produção é que os cosplayers detem parte dos direitos das fotos, como co-autores. De acordo com o blog a menos que seja firmado um contrato assinado entre o cosplayer e o fotografo, os direitos de imagem sobre as fotos são do autor da foto, o fotografo. Como eu disse não sei nada de direitos autorais de fotos, e essas afirmações são de acordo com as leis dos Estados Unidos.

Bom, por fim o blog tem vários detalhes sobre a negociação a cerca do problema, que não chegou ao final ainda.
Minha opinião quanto a isso é: Quanto amadorismo de uma produtora de TV, sei lá eu não consigo publicar nada no blog sem pelo menos citar as fontes, e algumas vezes converso com os donos de fotos e publicações para que me permitam utilizar, até hoje não tive problemas. Só que no momento que tu começa a lucrar em cima do trabalho de outras pessoas e essas não ganham sequer reconhecimento, acho que a história muda completamente de figura. As fotos utilizadas são incríveis, de muita boa qualidade, evidente que a produção do programa gostou. O que choca é eles não pensarem que todas essas fotos dão trabalho, todas as vezes que fiz photoshots foi um tanto cansativo e estava meramente fazendo poses, nada de mais .-. Imagina pro fotografo, que muitas vezes carrega câmera e material pesado, que tem que se pendurar nos lugares pra tirar uma boa foto, isso cansa também e dá muito trabalho, para simplesmente pedirem que eles cedam as fotos. Acho que é uma profissão como qualquer outra e se tem lucro em cima disso, deve ser pago sim, na minha opinião.
Espero mesmo que o final disso tudo seja feliz para ambos os lados.


Como disse acima, essa semana comecei a acompanhar o seriado e olha que to gostando, vou usar um pouquinho deste post para comentar sobre ele também. Li muitos comentários pela internet de pessoas que não gostaram, que tem realmente se incomodado com as atitudes dos cosplayers participantes. Mas ao mesmo tempo (numa conversa com o Ale :D) chegamos a conclusão que é outra cultura, se aqui no Brasil somos todos falsos, não costumamos dizer as coisas na cara das pessoas, no Estados Unidos as coisas andam diferente. (Embora eu tenho lido comentários de outras partes do mundo também o.o")
Primeiramente, o jeito de julgar deles, dos juízes poderem te virar do avesso num vira-vira ou mesmo no palco poderem te fazer perguntas cretinas e principalmente darem muitos pontos para aqueles que fazem os cosplays sozinhos. Aqui no Brasil temos aquela cultura que se você esta pagando por um serviço, se simplesmente foi feita uma pesquisa e o cosplay esta sendo feito por outra pessoa, ele continua sendo seu, nas convenções de lá não funciona dessa maneira. De certa forma, eu acho maravilhosa essa forma de julgar, conheço muitas pessoas que fazem os cosplays com as próprias mãos e perdem pra gente que mandou fazer. Eu mesma voltaria a fazer por conta se tivesse mais valor, pois meus caros, costureira, e cosmaker geram menos trabalho (estresse costuma ser maior, mas dá bem menos trabalho xD).

Outro ponto foi uma conversa em grupo onde a Yaya diz que tu pode apenas fazer cosplays que fiquem bem em ti.
Ok, como disse a Chloe, qual foi o lorde cosplayer que inventou essas regras?
Uma das frases que eu mais gosto de usar é "Versatility, the mark of a hardcore cosplayer" porque gente, se tu tem nada que ver com o personagem, vai lá faz ele e fica igual, nossa, tu é MUITO bom. Acho que no momento que tu consegue trazer um cosplay pra tua realidade não existem regras. E fazer só aqueles que se parecem contigo, gente isso é coisa de preguiçoso >xD

E a última polêmica foi a Monika Lee mostrando as garras pra Becky Young, o caso é o seguinte: a Becky foi convidar a Monica a fazerem cosplay juntas para o próximo evento e teve que lidar com um "Eu não faço cosplay com quem não esta no meu nível".
Quando tu escuta isso no seriado é de chorar, mas quantos aqui já não tiveram que ouvir um “um dia a gente faz” ou “ah, já tenho grupo”, acho que a atitude da Monika não precisava, mas quantas vezes não nos dão esperança a toa e aí quando caímos na real que a pessoa nunca quis  fazer cosplay conosco, possivelmente por um motivo bem parecido com o descrito acima, sofremos mais do que se a pessoa já tivesse dito desde o começo que não queria.
Em contraponto, Becky foi chorar pra Holly isso e esta queridamente convidou ela pra fazer cosplay junto, só pensei “Viu o que tu fez, Monika? Agora ela vai aprender a fazer cosplay com quem sabe.” xD Por isso que muitas vezes as pessoas costumam me ver fazendo das tripas coração pra fazer cosplay em grupo, pois o aprendizado é algo incrível, tu aprende muito trocando ideias com as pessoas e se ela não esta no teu nível, é um orgulho imenso saber depois que aquela pessoa subiu de nível com a tua ajuda. Acho recompensador.



E isso, o post rápido virou um post de 2 km, mas tudo bem. A sessão se chama assim pois são os posts que menos me dão trabalho, logo consigo fazer “rápido”.
xD
Bom, eu vou continuar assistindo, pois querendo ou não ta engraçado (ótima definição) xD e adoro quando mostram os concursos e tu ve um monte de cosplays legais, sinceramente gosto mesmo de ver os fins do programa :)
Quem quiser continuar só procurar pela internet ou ir no próprio site do Syfy.

Próximo encontro é neste sábado no compras recomendadas com mais uma lojinha convidada dando uma pequena entrevista. Até!

Kissus,
Pam


Um comentário :

  1. Eu gosto muuuuiito da maneira americana de fazer cosplay. eu já percebi que eles "colocam a mão na massa" e eu admiro isso. acho que os cosplayers daqui se inspiram mais nos cosplayers asiáticos, por isso a questão das importações.
    não estou acompanhando o programa nem estou com muito tempo. vou acompanhar pelo teu blog xD

    ResponderExcluir